sexta-feira, junho 04, 2010

a máquina de fazer espanhóis


By the Water - Auguste Renoir


Eu ria-me, uma e outra vez, dizendo que era a mais pura ilusão a de a laura ordenar o que quer que fosse aos nossos miúdos já grandes. se eles se iam calando, e lhe beijavam a testa à saída de uma visita a casa, era porque a viam, e a mim também, claramente, como uma tonta amorosa, cheia de defeitos nas ideias, mas amorosa, tão equivocada e falível, mas amorosa, já velhinha e sem préstimo para ser refutada ou reeducada de alguma melhor forma, mas sempre amorosa. a laura zangava-se, tomava um chá e calava-se como quem respondia à altura, exigindo o seu lugar de grande dama, sábia pela dedicação de sempre e pela generosidade e glória da idade. tornava-se engraçada. apertava os lábios numa tremura ligeira e não queria conversas. eu ia tomar chá sozinho, adorando as nossas brigas de namorados. tão imaturos quanto os mais jovens. tão feitos um para o outro quanto possível. já conhecedores do caminho das pedras que, ao fim de uma ou duas horas, nos levaria novamente ao coração um do outro com mimos e promessas de eterno amor.

e o amor é para heróis. o amor é para heróis.


in “a máquina de fazer espanhóis” – valter hugo mãe - páginas 22 e 23

7 comentários:

pin gente disse...

seguramente "o amor é para heróis".

não li mas estou curiosa.
um abraço

N. Martins disse...

Estou tão curiosa para ler esse livro. Tão curiosa que até tenho receio de pegar nele... :)

Nirvana disse...

Por tudo o que já ouvi sobre este livro, estou mortinha por lê-lo.

Dias, que passam tão depressa e muitas vezes não me deixam tempo para fazer aquilo que mais gosto! O facto de não vislumbrar, nas próximas semanas, tempo para me sentar um bocado, com um bom livro na mão não me deixa muito animada! :(

Obrigada pela partilha :)

JFDourado disse...

Pin Gente:
Seguramente! :)

Abraço


N. Martins:
Não tenhas receio.
É mesmo um bom livro. :)


Nirvana:
Eu também estou um bocado como tu, pouco tempo livre para ler, e desinspirado para escrever :)

Nirvana disse...

Pouco tempo livre acredito. Infelizmente, é um mal do qual não nos conseguimos livrar muitas vezes.
Desinspirado, não acredito. Se calhar é mais preguiça :).

JFDourado disse...

A preguicite aguda também anda por cá, é verdade ;D

Tiago M. Franco disse...

Foi um dos melhores livros que li até hoje. Grande obra.