sábado, abril 10, 2010

Cada homem é uma raça


Biscie D'Acqua - Gustav Klimt


Por artes da intrusa, eu desaparecia, intermitente, da existência. Me irrealizava. E quando me apelava, rumo à razão, nem sequer eu chegava a meu cérebro, o austero juiz. Por causa a voz dessa mulher: lembrava o murmurinho das fontes, a sedução do regresso a dantes quando não havia antes. Ela me queria meninar, conduzir-me às primitivas dormências. Avemente, se ninhou em meu peito. Procurava em mim espelho para o suave luar? Deixei-me, sem estatura. Aqueles círculos negros, seus olhos redondos de não terem fim, me surgiam como dois soluços, fossem partes de mim, saudosos, que me espreitassem.


in “Cada homem é uma raça” – Mia Couto


13 comentários:

redonda disse...

Gosto de como o Mia Couto reinventa a língua, criando novas palavras :)

JFDourado disse...

Bom, eu tenho uma estória curiosa acerca dos livros de Mia Couto.
A primeira vez que tentei ler um livro dele foi com o "Terra sonâmbula". Não consegui acabar. Estava a ser muito complicado adaptar-me aquela linguagem e perdia sempre o fio à meada em relação ao enredo. No fundo não estava preparado para um livro daqueles.
Um dia o Mia Couto veio ao correntes d'escritas e, claro, lá fui buscar o meu livrinho à estante para ver se conseguia que ele o assinasse. Consegui e prometi a mim mesmo que ia tentar lê-lo outra vez. E desta vez já foi completamente diferente. Lá está, suponho que era o momento certo para começar a ler Mia Couto. Terra Sonâmbula passou a ser um dos meus livros preferidos e daí para cá tenho lido tudo o que encontro dele. Gosto muito desta prosa a roçar a poesia tão característica dele.
Eh lá! Mas que testamento que escrevi aqui!... :D*

redonda disse...

:) Gostei muito da estória :)

JFDourado disse...

E não é que ontem ligo a televisão para ver o que se passava no câmara clara e descubro que um dos convidados era... o Mia Couto! :)

pin gente disse...

vou procurar o antes, o depois e descobrir a história.

um abraço
luísa

JFDourado disse...

Pin gente:
Este livro é composto por um conjunto de pequenos contos. Tens muitas estórias para descobrir. Vale bem a pena a sua leitura. :)

Nirvana disse...

Acho que vale mesmo a pena ler Mia Couto.
Penso que ainda me falta ler muitas obras dele, mas o que li até agora, gostei!
Bjks

Ana disse...

coisa mai linda o Mia e a sua escrita ;)*

JFDourado disse...

Nirvana:
Dos romances e dos contos já não me faltam muitos... E tenho o Estórias Abensonhadas na minha lista de espera... ;)*

Ana:
Bom, só consigo me pronunciar quanto à escrita do Mia... ;P E aí concordo contigo, claro! :D*

redonda disse...

Perdi.
Só às vezes é que vejo o Câmara Clara, mas foi uma coincidência engraçada.

JFDourado disse...

Ah, e o outro convidado do câmara clara era o José Eduardo Agualusa. Outro meu velho conhecido destas lides das assinaturas dos livros... ;)

mendonca vicente disse...

gosto muito da literatura mocambicana principalmente do mia couto,adoro as suas obras sao valiosas de interece da sociedade mocambicana. aqui mendonca da cidade da beira.

JFDourado disse...

Um abraço para si, Mendonça :)