sábado, setembro 18, 2010

A viagem do elefante


Faun Whistling to a Blackbird - Arnold Böcklin


Escarranchado na nuca do elefante, com o saco entre as pernas, vestido agora com a sua suja indumentária de trabalho, observava com soberba de vencedor a gente que o olhava de queixo caído, sinal absoluto de pasmo segundo se diz, mas que, em verdade, talvez por absoluto ser, nunca pôde ser observado na vida real. Quando montava o Salomão, a subhro sempre lhe havia parecido que o mundo era pequeno, mas hoje, no cais do porto de Génova, alvo dos olhares de centenas de pessoas literalmente embevecidas pelo espectáculo que lhes estava sendo oferecido, quer com a sua própria pessoa quer com o animal em todos os aspectos tão desmedido que obedecia às suas ordens, fritz contemplava com uma espécie de desdém a multidão, e, num insólito instante de lucidez e relativização, pensou que, bem vistas as coisas, um arquiduque, um rei, um imperador não são mais do que cornacas montados num elefante.


in “A viagem do elefante” – José Saramago – páginas 178 e 179



8 comentários:

JFDourado disse...

Um bom livro, na minha opinião :)
Apesar de, aparentemente, ser apenas um conto sobre uma viagem de um elefante acabou por me cativar a escrita, acessível, repleta de momentos de humor e ironia, de criticas à sociedade, do passado e actual. Enfim, leva o meu prestigiado selo de... recomendado! ;D

moça disse...

mudaste! =P

Anónimo disse...

:) faço colecção dos livros de saramago há muitos anos, mas confesso que este ainda está em falta... gostei de ler, jorge. e adorei a tua visita, obrigada! um grande beijinho.

redonda disse...

Ainda não li :)

Nirvana disse...

Penso que Saramago será sempre lembrado como escritor e como o homem para lá do escritor.
Não li este.
Visual novo! Muito bem!
:)*

Ana Luar disse...

Uma passagem de um livro de alguém inesquecível.

addiragram disse...

Deliciei-me.

Elieser Viegas disse...

Um dos melhores livros de José Saramago que li até hoje. Li " Ano da morte de Ricardo Reis" para mim a melhor obra de José Saramago que li até hoje. Estou a ler "Ensaio sobre a Segueira, já aguardando que supere "O Ano Da...". Gostaria De Saber, qual o melhor livro de José Saramago na vossa opinião.